Hoje vamos conhecer um pouco o case de sucesso de sucesso da Controladoria Geral do Estado de Minas Gerais – CGE.

SOBRE A CGE

A Controladoria Geral do Estado de Minas Gerais – CGE, tem como missão exercer e fomentar o Controle Interno das ações governamentais, trabalhando essencialmente para agregar valor ao serviço público e aprimorar a gestão pública estadual.

O PROBLEMA

Precisamos, dentro do CGE, trabalhar com dados sensíveis e sigilosos, por isso temos a necessidade de utilizar uma ferramenta segura e que conseguíssemos desenvolver nossos próprios sistemas, sem ter a necessidade de abrir para nenhum acesso externo, ao passo que garantisse continuidade desses sistemas.

A SOLUÇÃO

Desenvolvimento de um sistema de Matriz de Risco Integrada que calcula e apresenta para os auditores internos do Estado um ranking com abrangência em todos os órgãos, e de um Sistema de Análise de Inteligência. Temos também alguns outros sistemas em desenvolvimento e outros projetos previsto.

RESULTADOS(CGE):

O Scriptcase se adequou muito bem as nossas necessidades, ele oferece diversas vantagens, mas em especial, ele tornou totalmente possível o desenvolvimento de sistemas dentro do nosso próprio departamento técnico.

A possibilidade de integrar dados de diferentes fontes, permite a emissão de relatórios gerencias mais completos,  gerando informações mais confiáveis e eficientes,  otimizando das atividades dos auditores internos.

A curva de aprendizado é baixa, diferentemente de muitas outras ferramentas, com o Scriptcase conseguimos manter o desenvolvimento em dia mesmo com rotação da equipe técnica.

Eliminamos a necessidade de contratação de empresas terceirizadas para o desenvolvimentos de sistemas, inclusive, isso nos trouxe outro benefício agregado, os dados sensíveis e sigilosos passaram a ser manipulados de forma exclusiva por nossa equipe, o que gera maior segurança das informações. Dessa forma, também ficamos em conformidade com a nova LGPD.

Além de permitir o desenvolvimento de aplicações personalizadas com a realidade de cada um, padroniza (com as macros) e acelera em muitas vezes o desenvolvimento de qualquer porte de sistema em PHP.

Detalhes dos resultados

A CGE tem como missão promover a integridade e aperfeiçoar os mecanismos de transparência da gestão pública, com participação social, da prevenção e do combate à corrupção, monitorando a qualidade dos gastos públicos, o equilíbrio fiscal e a efetividade das políticas públicas. Seguindo os seguintes valores:

  • – Governo aberto e participação ativa do cidadão
  • – Transparência
  • – Conduta ética
  • – Integridade e honestidade
  • – Prevalência do interesse público
  • – Governança e senso de responsabilidade do agente público (accountability)
  • – Conformidade (compliance)
  • – Cooperação interinstitucional
  • – Inovação e fomento à pesquisa e desenvolvimento
  • – Responsabilidade Ambiental e Social

Diante desse contexto, escolhemos o Scriptcase porque além de seguro e com uma ótima curva de aprendizado, a ferramenta tornou muito fácil o desenvolvimento de nossos sistemas e isso nos permite cumprir um princípio básico do Serviço Público: o princípio da continuidade pois mesmo havendo rotatividade de pessoal técnico os sistemas desenvolvidos com Scriptcase tem documentação completa e podem ser continuados por outros desenvolvedores bastando seguir os rápidos cursos na ferramenta.

Dos sistemas desenvolvidos, destaco: um Sistema Matriz de Riscos Integrada que calcula e apresenta para os auditores internos do Estado um ranking de risco com abrangência em todos os órgãos e um Sistema de Análise de Inteligência que integra dados de diversas fontes, trata e exporta em XML e Cypher (Neo4j) para análise de Inteligência em visualização de grafos.

Estão em desenvolvimento sistema Trilhas de Auditoria que trata os resultados de cruzamento de dados feitos por uma rede nacional chamada ODP – Observatório da Despesa Pública. Existem outros projetos previstos como Sistema de Auditoria e Sistema de Gestão de Riscos, todos voltados para a Administração Pública na área de Controle Interno e combate à corrupção.

““A utilização do Scriptcase além de nos ter possibilitado o desenvolvimento de aplicações personalizadas de acordo com particularidades de cada projeto, acelerou em muitas vezes o desenvolvimento dos sistemas em PHP. Com essa ferramenta, pudemos ter sistemas próprios e rapidamente, evitando despesas de terceirização e reduzindo em muito o risco de exposição de dados e informações internas sensíveis e sigilosas que não devem ter acesso de terceiros, até mesmo para melhor cumprir a nova Lei Geral de Proteção de Dados no Brasil.”

Fernando de Almeida de Souza – Auditor Interno da Controladoria Geral do Estado de Minas Gerais (CGE/MG)

Confira esse e outros cases aqui: CASES DE SUCESSO

Por ,

13 de maio de 2020

Compartilhar esta postagem

a

Você pode gostar também…

“Com o Scriptcase desenvolvemos um E-commerce completo, seguro e integrado.” (GoMarcas)

Acompanhe o case de sucesso da GoMarcas, um Ecommerce completo totalmente desenvolvido com a ajuda ...

Você pode gostar também…

Receba novas postagens, recursos, ofertas e muito mais a semanalmente.

Nós utilizaremos seu email para te adicionar a nossa Newsletter semanal. Você pode sair desta lista a qualquer momento clicando no link no final dos emails recebidos, ou entrar em contato conosco em vendas@scriptcase.com.br. Conheça nossa Política de Privacidade.